Informações/ dados pessoais são o coração ou o principal ativo para o processamento de transações online, o alicerce sobre o qual florescem as atividades na Internet. As informações incluem dados pessoais cadastrais, informações financeiras e até informações de saúde. A integralidade de uma transação pode envolver o compartilhamento dos dados coletados com
outras empresas até o recebimento dos bens ou serviços.
A quantidade de transações online aumenta porque o número de usuários de dispositivos com acesso à Internet e o número de organizações com presença e transações, unicamente online, cresce exponencialmente, Portanto, a necessidade de coleta e armazenamento de dados de usuários online em comércio eletrônico ou negócios (e-commerce ou e-business), governo eletrônico (e-government), saúde eletrônica (e-healthcare), mercado eletrônico (e-marketplace) e instituições financeiras cresce na mesma proporção.
Infelizmente, as mesmas informações pessoais também se tornaram o principal alvo de incidentes e ataques de segurança cibernética por conta do papel central que desempenham no avanço das transações online.
Na maioria das vezes, não há opção para que o titular de dados fique fora de trasações online que, sabemos, facilita muito a rotina diária.
Nesse contexto, as legislações sobre proteção de dados que surgem em movimento mundial tem a função de proteger os dados e resguardar a atividade corporativa. Os Instrumentos normativos servem, não para impedir o uso das informações como ativo empresarial, mas para que o tratamento seja realizado conforme os parâmetros legais e com transparência para ciência de seus titulares.
Por isso a necessidade de implementação de política de privacidade e de segurança da informação, que são ações corporativas importantes na nova economia baseada no uso de dados.
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