Sócio

João Marcelo de Lima Assafim

Doutor em Direito Comercial (Doctor en Derecho Mercantil) pela Universidade de Santiago de Compostela – USC, ESPANHA. Re. Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo – USP (Departamento de Direito Comercial). Contemplado com Recursos do Programa de Estímulo ao Retorno de Talentos (PERT-95), financiamento conjunto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (MCT) e do Itamaraty (MRE).

Professor Associado II de Direito Comercial da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND – UFRJ), Coordenador de Graduação da FND – UFRJ (2007 – 2009). Professor dos Cursos de Doutorado e Mestrado em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ em Convenio com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Professor do Mestrado Profissional Multidisciplinar da Academia da Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Conselheiro Diretor e Conselheiro Editorial da A.B.A.P.I. – Associação Brasileira de Agentes da Propriedade Industrial; Diretor Teroureiro da Licensing Executives Society Brasil – LES-Brasil.

Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), da Ligue Internationale du Droit de la Concurrence (LIDC), Vice-Coordenador da Comissão de Estudos de Defesa da Concorrência da ABPI.

Membro do Conselho INOVA UFRJ. Presidente da Comissão de Defesa da Livre Concorrência da OAB-RJ (CDCOR). Membro da Diretoria da CONPEDI.

Autor do livro A Transferência de Tecnologia no Brasil: Aspectos Contratuais e Concorrenciais de Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2005, 333 pp.

Sócio fundador do Escritório De Lima Assafim & Advogados Associados.

Idiomas: Português, Espanhol, Inglês, Francês (técnico) e Alemão.

João Marcelo de Lima Assafim

Artigos Relacionados

Proibição de cigarros eletrônicos é novamente questionada

Em Julho de 2022, a ANVISA reiterou a proibição dos cigarros eletrônicos e tabaco aquecido, mesmo com o crescente número de usuários. Desde 2018 a quantidade de "vapers" mais que quadruplicou, atingindo em 2022 a marca de mais 690 mil dispositivos no pais. Em uma...

Padrão de Prova

A análise de atos ilícitos em matéria de concorrência entre plataformas digitais, tanto as relativas à concorrência desleal como aquelas outras relativas à livre concorrência, em função das questões fáticas da “nova economia”, dependem do padrão de prova. Tem...

20 anos de experiência

O De Lima e Assafim & Advogados Associados trabalha para alcançar patamares cada vez maiores, sempre respeitando nossos clientes e colaboradores, no intuito de entregar a excelência que todos almejam.