Sócio Diretor

João Marcelo de Lima Assafim

Doutor em Direito Comercial (Doctor en Derecho Mercantil) pela Universidade de Santiago de Compostela – USC, ESPANHA. Re. Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo – USP (Departamento de Direito Comercial). Pesquisa realizada mediante Bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES (MEC) para doutorado no exterior. Contemplado com Recursos do Programa de Estímulo ao Retorno de Talentos (PERT-95), financiamento conjunto do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (MCT) e do Itamaraty (MRE).

Professor Adjunto da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND-UFRJ), Coordenador de Graduação da FND-UFRJ. Diretor do Programa de Mestrado em Direito da UCAM. Professor dos Cursos de Doutorado e Mestrado em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ em Convenio com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Professor do Mestrado Profissional Multidisciplinar da Academia da Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Diretor de Estudos da A.B.A.P.I. – Associação Brasileira de Agentes da Propriedade Industrial; Diretor Teroureiro da Licensing Executives Society Brasil – LES-Brasil.

Membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), da Ligue Internationale du Droit de la Concurrence (LIDC), Vice-Coordenador da Comissão de Estudos de Defesa da Concorrência da ABPI.

Autor do livro A Transferência de Tecnologia no Brasil: Aspectos Contratuais e Concorrenciais de Propriedade Industrial, Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2005, 333 pp.

Sócio fundador do Escritório De Lima Assafim & Advogados Associados.

Idiomas: Português, Espanhol, Inglês, Francês (técnico) e Alemão.

Artigos Relacionados

Padrão de Prova

A análise de atos ilícitos em matéria de concorrência entre plataformas digitais, tanto as relativas à concorrência desleal como aquelas outras relativas à livre concorrência, em função das questões fáticas da “nova economia”, dependem do padrão de prova. Tem...

Poderia a criatividade evitar o desemprego em massa?

Em uma rápida resposta: sim, mas desde que os países em desenvolvimento e os menos desenvolvidos, além de inovar aprendam a usar estrategicamente os direitos de propriedade intelectual. De outro lado, usem as ferramentas de controle social dos abusos de direitos de...

20 anos de experiência

O De Lima e Assafim & Advogados Associados trabalha para alcançar patamares cada vez maiores, sempre respeitando nossos clientes e colaboradores, no intuito de entregar a excelência que todos almejam.